Se você já navegou na internet, provavelmente notou que alguns sites começam com “https://” em vez de “http://”. Aquele “s” extra significa que o site está utilizando um Certificado SSL (Secure Sockets Layer), uma tecnologia crucial para garantir a segurança dos dados transmitidos entre o navegador e o servidor web. Mas o que exatamente é um Certificado SSL, e por que ele é tão importante? Vamos entender mais a fundo.
Um Certificado SSL (Secure Sockets Layer) é uma ferramenta de segurança digital que criptografa a comunicação entre um usuário e um servidor na internet. Isso significa que todas as informações trocadas, como dados pessoais, senhas e informações de pagamento, são convertidas em um código ilegível para qualquer pessoa que tente interceptá-las. Esse certificado também verifica a identidade do site, garantindo que o usuário está se conectando a um servidor legítimo e não a um impostor.
Quando um site possui um Certificado SSL válido, o navegador exibe um cadeado ao lado da URL, e o endereço do site começa com “https” (o “s” significa seguro).
O Certificado SSL funciona através de um processo chamado criptografia. Quando um usuário acessa um site protegido por SSL, o navegador e o servidor iniciam uma “negociação” conhecida como handshake SSL, durante a qual eles trocam chaves criptográficas. Essas chaves são usadas para criptografar e descriptografar os dados que são trocados entre o navegador e o servidor.
Aqui está um resumo do processo:
Agora que sabemos como o SSL funciona, vejamos por que ele é tão importante.
O motivo mais crucial para usar um Certificado SSL é a proteção de dados. Em um site sem SSL, os dados trocados são transmitidos em texto simples, o que significa que qualquer pessoa que conseguir interceptar essa comunicação poderá ler as informações facilmente. Isso é especialmente arriscado em transações online, como compras ou envio de formulários com informações pessoais. O SSL criptografa essas informações, tornando-as inacessíveis a terceiros.
O Certificado SSL também verifica a autenticidade do site. Ao adquirir um SSL, o proprietário do site precisa provar que é o legítimo dono do domínio. Isso protege os usuários de sites falsos (phishing), que muitas vezes tentam roubar informações confidenciais simulando ser outra página. Além disso, ao ver o cadeado verde ou o “https”, os visitantes sentem maior confiança ao navegar e fornecer dados no site.
O Google considera a segurança um fator importante para a experiência do usuário. Desde 2014, o Google começou a usar a presença de um Certificado SSL como critério de classificação para resultados de busca. Ou seja, sites com SSL tendem a ter um melhor ranqueamento nos resultados de pesquisa em comparação com sites que não usam SSL. Portanto, além de proteger os dados dos seus usuários, o SSL pode ajudar seu site a ter mais visibilidade nos mecanismos de busca.
Confira a matéria: Dicas de SEO para Sites de Provedores de Internet.
Se você processa pagamentos em seu site, é obrigatório ter um Certificado SSL. As principais plataformas de pagamento, podem exigir que os sites tenham SSL antes de permitir transações. Sem ele, seu site pode não conseguir processar pagamentos ou ser banido de alguns serviços de pagamento.
Embora o SSL não previna diretamente todos os tipos de ataque cibernético, ele protege contra ataques de interceptação. A criptografia SSL torna impedi que alguém visualize ou modifique os dados que estão sendo trocados.
Existem diferentes tipos de Certificado SSL, que variam em nível de validação e uso:
Além disso, há certificados que cobrem apenas um único domínio (Single Domain SSL), múltiplos subdomínios (Wildcard SSL), ou até vários domínios diferentes (Multi-Domain SSL).
O Certificado SSL é emitido por Autoridades Certificadoras (CAs), que são entidades confiáveis para validar e emitir esses certificados. Confira a matéria sobre como adquirir um certificado e ativá-lo.
Conheça o ISPFY: O sistema completo para gestão do seu provedor! Clique aqui e faça um teste sem compromisso.