Este manual tem como objetivo auxiliar no processo de integração do Banco do Brasil no ISPFY. Em caso de dúvidas adicionais, confira a matéria completa sobre carteiras.
Na tela de cadastro de carteira, preencha os campos conforme descrito abaixo.
Alguns campos possuem um ícone de interrogação (?). Ao passar o mouse sobre o ícone, detalhes adicionais sobre o campo serão exibidos.
Habilitada: Selecione “Sim” para habilitar a emissão de cobranças;
Nome da carteira: Informe um nome para identificação da carteira;
Módulo: Selecione “Banco do Brasil”;
API e CNAB: Selecione “Sim” para o modelo de integração desejado;
Caso opte pela API, recomendamos manter a opção CNAB como “Não”, ativando-a apenas se a API estiver indisponível.
Disponível nas lojas: Selecione as lojas que utilizarão esta carteira;
Confira a manual: Como cadastrar suas lojas no ISPFY.
Caixa para creditar: Selecione o caixa para registrar as entradas da carteira;
Confira a matéria: Como cadastrar um caixa no ISPFY.
Multa: Insira o percentual de multa em caso de atraso;
Mora: Informe o percentual de juros de mora mensal;
Decurso: Informe o prazo em dias para expiração de uma cobrança após o vencimento;
Este campo é apenas para caráter informativo. Consulte o banco para definir este valor.
Recálculo: Indique se o ISPFY deve recalcular a data e o valor de cobranças vencidas no momento da impressão;
Aplicável apenas a boletos não expirados.
Desconto Antecipado: Preencha os campos necessários caso deseje oferecer descontos por pagamento antecipado;
Acrésc. Atualiz.: Informe um valor adicional a ser somado à cobrança no momento da atualização;
Registro da tarifa:
Automático: O valor será extraído do retorno bancário, quando disponível;
Via CNAB.
Fixo: O valor especificado na carteira será aplicado;
Desativado: Nenhum valor de tarifa será aplicado.
Preencha os valores de tarifas de Registro, Alteração, Baixa e Pagamento, caso tenha selecionado “Fixo” no campo anterior;
Agência, Conta e Convênio: Insira os dados sem dígito verificador;
Passe o mouse sobre o ícone “?” para verificar os formatos exigidos. Caso você não possua esses dados, entre em contato com seu banco.
Variação e Carteira: Consulte seu banco para obter essas informações;
Permitir impressão: Selecione “Sim” para autorizar a impressão de cobranças emitidas nesta carteira.
Após preencher os campos acima, prossiga para as abas API ou CNAB no manual, conforme o modelo de integração escolhido.
Importante: Para realizar a integração, é necessário primeiro se cadastrar no Portal Developer BB, configurar sua aplicação e, posteriormente, concluir a integração no ISPFY.
As abas a seguir apresentam as etapas do processo. Siga-as com atenção.
Realize se cadastro no Portal Developer BB caso ainda não tenha feito.
Preencha os campos como descrito abaixo:
Observação: Sua aplicação será criada, porém, estará com o status “Em teste” e será necessária ativá-la.
Clique na aplicação criada;
No canto inferior esquerdo, clique em “Enviar para Produção”;
A tela “Solicitar Produção” será exibida, siga os passos conforme mostrado a seguir:
A aplicação será liberada para produção, agora você precisa das credênciais.
Essas credenciais serão utilizadas na próxima etapa (Aba: 2. Configuações no ISPFY), para integrar a API do Banco do Brasil com o ISPFY.
Lembre-se de que para utilizar a integração via API no ISPFY, é necessário selecionar a opção “Sim”, no campo “API” como visto anteriormente.
Nas configurações da carteira, preencha os dados da API, como exemplificado nos tópicos a seguir.
As demais configurações para integração com do banco, já foram abordados acima, caso você tenha pulado, recomendamos que confira a matéria completamente.
Consulta Ativa Pgto: Selecione “Ativada”;
O módulo de Webhooks do Banco do Brasil atualmente informa apenas a expectativa de pagamento, o que pode gerar limitações. Para solucionar essa questão, a Consulta Ativa do ISPFY realizará verificações periódicas ao longo do dia para identificar cobranças liquidadas.
Client ID, Client Secret e Developer Key: Insira as credenciais obtidas anteriormente no Portal Developer BB;
Ambiente: Selecione a opção Produção;
As opções “teste” e “homologação” só devem ser utilizadas quando orientada pelo suporte.
Caso necessário, marque “Utilizar cedente diferente” para emissão de cobranças em outro CNPJ.
Tipo Alteração: Modo de envio da cobrança ao alterar data e/ou valor.
Atenção: Nem todos os bancos e/ou carteiras suportam o método de alteração. Verifique com seu banco se isso é possível e realize um teste antes de optar definitivamente por este método.
Filtro Remessa: Defina se o usuário poderá utilizar filtros ao gerar uma remessa;
Seq. retorno: Selecione a opção “respeitar” para processar retornos em ordem sequencial;
Ao utilizar CNAB, recomendamos manter obrigatório para evitar furos de sequencial.
CNAB retorno: Informe o tipo de arquivo CNAB utilizado para retorno;
Prefira utilizar o CNAB 240. O CNAB 400 está depreciado e só deve ser utilizado em casos específicos.
Retorno atual: Informe a sequência atual de seus arquivos de retorno;
CNAB remessa: Informe o tipo de arquivo CNAB utilizado para remessa;
Prefira utilizar o CNAB 240. O CNAB 400 está depreciado e só deve ser utilizado em casos específicos.
Caso necessário, marque “Utilizar cedente diferente” para emissão de cobranças em outro CNPJ.
Com sua carteira cadastrada, você poderá emitir sua primeira cobrança;
Confira o manual: Como emitir uma cobrança.
Confira também: Como gerar a remessa e processar o retorno.
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